sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Você se maquia pro cosplay?

Olá, boa madrugada noite!

Queria compartilhar de uma coisa que sempre observo nos cosplayers e que acho essencial para um bom trabalho!
Primeiro, gostaria de fazer umas perguntas pra ti: você se maquia quando faz cosplay? Acha isso necessário ou opcional? Tem vergonha/ se sente desconfortável de fazer isso (isso vale tanto para homens e mulheres)?

Muita gente não tem coragem de se “pintar” para deixar o rosto mais no estilo de personagens de anime e jogos, isso é um fato. Não precisa olhar muito em volta pra ver pessoas assim.

Mas vamos pensar em uma coisa: quando eu digo se maquiar, não quer dizer fazer uma maquiagem tipo “drag Queen” (só se o personagem pedir, claro kkkk). Muita gente leva pra esse lado da maquiagem escandalosa e tem medo de passar uma base ou um pó. Por mais que a pessoa tenha uma pele boa e favorável para aquele personagem, ainda sim é interessante realçar traços, afinar bochechas, destacar olhos e assim vai.

Muitos personagens tem olhos marcados e rostos finos e infelizmente temos que nos adequar isso se queremos um resultado “perfeito”. Principalmente os meninos, que tem vergonha de usar essas coisas, eu não vejo problema algum. Até porque a maioria dos personagens masculinos tem uma maquiagem bem básica (muitas vezes não passa de base e pó) e a única coisa que precisa fazer é deixar a pele “bonita”. Sem contar que base + pó fica super discreto, e fica bastante natural. Não precisa sair passando sombra, blush e não sei mais lá o que. Há esse preconceito e acho que isso poderia ser diferente e mais pessoas ficariam satisfeitas com seus próprios cosplays.

Um ponto chave para obter aquela maquiagem linda e que condiz com o personagem (isso é essencial e algo que só aprendi com o tempo) é analisar a sua personalidade. Sim, sim. Já me deram conselhos (quando eu comecei) de passar sombra da cor da lente, mas, dependendo da lente, não fica tão legal. Muitas vezes passar uma sombra neutra fica bem mais bonito.

Voltando à parte da personalidade rs. Claro que você tem que analisar bem o personagem e verificar se ele já tem alguma maquiagem que ele mesmo faça no anime/jogo/HQ. Mas se for algo neutro, sugiro a análise da personalidade (mude a cor do batom e do blush de acordo com isso)! Eu, ultimamente, tenho feito isso porque vi que o resultado realmente vale à pena. Por exemplo, use tons mais delicados como o rosa para personagens alegres, agitados. Para personagens de personalidade forte ou mais “frios”, fica bem legal cores mais neutras. Mas isso também vai muito do jeito do cosplayer. O importante é se sentir bem com a maquiagem que você faz, independente de como seja.

Queria partilhar como fiz e o que usei na make de Zelda!

Para a minha Zelda de Twilight princess, já que a personalidade dela é beem durona, madura, forte, que transmite muita segurança também, eu optei por cores neutras. Cores alegres não condiziam com a personalidade da hime, então optei para tons de marrom, dourado envelhecido, delineador preto, blush mais pro laranja e batom neutro, quase um bege.


 Nessa dá pra ver como usei os tons de marrom. Passei na pálpebra e em baixo da linha d'água, passei o dourado envelhecido. Ficou muito legal, pena que na foto não dá pra ver direito. E passei pouco blush mesmo, mas não quis passar muito pra não ficar carregado.

O delineador já tava saindo nessa hora KKK Mas nessa foto dá pra ver bem a cor neutra do batom. E é lindo *-* E eu passei lápis marrom nas sobrancelhas pra deixar mais legal, minha sobrancelha é preta '-'

A make vista de frente. Ficou bem discreto, né não? 

Eu acho que farei um vídeo ensinando ela. Espero que gostem ^^
E pra quem tem medo de fazer make no cosplay: gente, make é tão essencial quanto a roupa, arma, peruca, lente! É algo que vai deixar seu cosplay melhor. Faça uma que você goste e se sinta bem, não precisa fazer nada exagerado ou que não queira. Make simples não é sinônimo de make ruim! Muitas vezes, menos é mais. Caso peça algo mais forte por causa da própria personagem ou "personalidade", não tenha medo, vai ficar bom! Se não se sentir segura(o), treine até se sentir. Juro que não vai se arrepender!


Até mais!

Dúvida? Pergunta *-*
Siga no twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário