segunda-feira, 10 de junho de 2013

Desabafo

Sabe, faz seis anos que faço cosplay nessa cidade e nunca, durante esse tempo todo, pude ver tamanha falta de respeito contra o cosplayer. Recentemente vi uma campanha da 4Cosplay com a página do Cosplay Depressivo ou Cosplay da Depressão (memória fraca rs), se não me engano, que visto a camisa totalmente, na qual se trata sobre o RESPEITO. Somos "seu personagem", mas somos gente também! Além de respeitar o trabalho, respeito a pessoa que o fez! Nada de piadinhas depreciativas, nem passadas de mãos bobas ou qualquer tipo de "xingamento".

Você sabe o que é fazer um cosplay? Tudo bem, há vários cosplays mundo a fora que compram tudo pronto, se vestem e se jogam nos eventos. Não tenho nada contra isso, pelo contrário, acho válido qualquer tipo de diversão nesse hobby. O importante é se sentir bem! Mas você sabe o que um COSMAKER passa para entregar cada peça para o COSPLAYER? E aqueles que são os dois ao mesmo tempo? Você sabe o significado de fazer cosplay? É uma brincadeira, um hobby, algo que você faz por DIVERSÃO! Como o próprio nome diz, se você tem dúvidas do que eu estou falando.

Não é fácil enfrentar as dificuldades, assim como qualquer hobby ou profissão. A gente luta, vê cada detalhe para fazer bonito e vem pessoas criticar de uma forma destrutiva. Seguinte, crítica pra mim é você mostrar como a pessoa deve melhorar dando sugestões, não piorar as coisas. Pode ser que nós não consigamos fazer algo perfeito, porque vamos combinar, alguém aqui é? Porque se você, que se acha melhor que todos quando faz uma crítica destrutiva, é a cara daquele personagem sem photoshop, minha nossa, vem aqui que quero te dar um abraço e case-se comigo agora. rs 

Um dos objetivos deste blog foi justamente mostrar passo a passo a luta que passo todos os anos pra construir algo. Eu sei que estou longe de fazer algo muito bem feito, mas eu TENTO. Eu não tenho medo de errar, de “passar vergonha” (e olha que eu já passei um bocadinho ein rs). O que eu posso fazer, eu faço. Eu aprendo a costurar, mexer com materiais diferentes, me virar com o que tenho. Eu não compro nada feito (nem peruca eu tava comprando mais), não abaixo a cabeça pra ninguém quando me deparo com algo difícil. Moro em fim de mundo, tenho que me virar com o que a cidade me disponibiliza.

Eu tento, de todas as formas, incentivar amigos a se jogarem nesse hobby, porque é um hobby lindo. Eu já estive em eventos que crianças vieram falar comigo, tirar foto emocionadas. Você sabe o que é isso? É gratificante, você só entende quando se veste do herói dela e o pessoal vem falar com você. Essa é a melhor parte de fazer cosplay.

Mas claro, como sempre o ser humano estraga mais uma coisa nesse planeta. Gente, vamos ajudar uns aos outros. Pra que ficar criticando o cosplay alheio meu deus? Vamos dar dica, compartilhar informação. Se é pra melhorar (como você tanto acha, já que não quer saber o quanto de esforço a pessoa colocou no cos), vamos tentar ajudar. Não custa nada. Aceitar e dar ajuda! Isso é importante também.

Eu escrevi isso porque estou acompanhando amigas fazendo cosplay e, principalmente por ser mulher, estão falando coisas! Eu acho ridículo isso, mas tudo bem. O que minha opinião vai mudar né? Cabeças fechadas e machistas é algo que não se muda. Isso é bullying, e isso é sério. Não vamos desmotivar nossos cosplayers aqui da cidade e de outros locais também, vamos incentivá-los pros eventos crescerem cada vez mais e acontecerem mais vezes durante o ano. Vamos viver nossos personagens sem ter que usar o “poder mágico” dele para destruir os outros. ;)

Eu queria dizer que estou aberta pra quem quiser alguma ajuda. Já que estou oficialmente de férias! No que eu puder ajudar, eu ajudo sem problemas. Amo fazer essas coisas!


Deixa um recado no Facebook, ou me manda um  tweet! :D Ficarei imensamente alegre em respondê-los <3 

2 comentários:

  1. Sinceramente, me identifiquei com você nisso. Sofri pacas quando fui fazer o Cosplay do Ryuuku (Death Note). Como eu não tinha (e não tenho) muitos recursos financeiros, apelei pro tnt mesmo. Não ficou lá essas coisas, mas eu usei mesmo assim. Fui para uma festa a fantasia desse cosplay me sentindo realizado. Não estava melhor do que os outros da festa, mas estava me sentindo feliz só pelo fato de eu ter passado dois dias seguidos, quase sem dormir, com dores nas costas, costurando, aperfeiçoando e adicionando os acessórios pro cosplay!

    ResponderExcluir
  2. Poxa! Gostei! Tô com vc! RS Queria que soubesse mais uma vez que, admiro o afinco que tem com esse seu hobby, as habilidades que desenvolve, e como se debruça sacrificando seu tempo livre pra seguir as previsões e cronogramas que faz e ter tudo pronto no tempo certo, eu queria ter essa disposição e compromisso que tem pra executar todos os seus planos ou projetos, os meus, sempre ficam no papel! Parabéns por isso! E mais, tenho visto que seus trabalhos ficam super profissionais apesar de começar do zero! Pois parece saber utilizar os melhores matérias, faz pesquisas, se esforça pra ficar tudo perfeito, arrojado e bonito ao mesmo tempo, pecinha por pecinha, usa o que tem em casa, costura (as garotas de hj em dia nem sabem o que é uma maquina de costurar). Acho muito “massa” o fato de vc saber trabalhar com essas coisas como fibra vidro, resina, argila, isopor... e outras coisas que nem conheço! Só pra constar, uma vez fui trabalhar com fibra de vidro e fiquei dois dias me coçando! É super difícil trabalhar com aquilo, quem duvidar, experimenta pra ver! E, vc, no fim de tudo isso, ainda encontrar pessoas pra criticar! Deve ser muito chato! Pra mim você é uma grande artesã! E tenho um palpite, herdou essa virtude da sua mãe! RS parabéns também pela solidariedade pra ensinar passo a passo no seu blog! RS ah! Não sei como é o "personagem sem photoshop" que citou, seja lá como ele for, deu vontade de ser ele pela recompensa! RS! abraço linda e boa sorte!

    ResponderExcluir